O Skin Cycling é a mais recente tendência de skincare, depois de ser introduzido pela Dra. Whitney Bowe e se ter tornado viral no TikTok. Com mais de 3,5 mil milhões de visualizações, a hashtag Skin Cycling está a despertar a atenção de todo o mundo! Além de ser uma tendência de skincare entre os utilizadores da rede social TikTok, o Skin Cycling já foi comentado e aprovado por vários líderes da indústria de skincare e dermatologistas. No entanto, para quem tem a pele sensível, ou está grávida, usar um Retinol pode estar fora de questão…
Continua a ler para aprenderes mais sobre Skin Cycling e descobrires como podes adaptar esta tendência às necessidades da tua pele!
Skin Cycling – O que é?
O Skin Cycling é uma rotina de skincare durante 4 noites seguidas, recorrendo apenas à esfoliação, ao uso de retinol e à recuperação/ hidratação da pele. No final do ciclo de 4 noites, volta-se a repetir a rotina, começando pelo primeiro dia do Skin Cycling.
Quais os passos de uma rotina de Skin Cycling?
1ª noite – Esfoliação química
Na primeira noite do Skin Cycling, depois da limpeza facial, deves fazer esfoliação química com Ácidos AHA (alfa-hidroxiácidos) caso tenhas uma pele seca, madura, ou normal, ou com Ácidos BHA (beta-hidroxiácidos) caso tenhas uma pele acneica, oleosa ou mista.
A esfoliação química é gentil o suficiente para todos os tipos de pele e causa menos irritação na pele do que a esfoliação física. É normal sentires uma sensação de formigueiro na pele após a aplicação de um esfoliante químico, no entanto vai passando à medida que a tua pele se habitua aos ácidos esfoliantes.
Para terminar a primeira noite de Skin Cycling, deves aplicar um hidratante adequado ao teu tipo de pele.
2ª noite – Retinol
A segunda noite do Skin Cycling consiste em utilizar um Retinol depois da limpeza do rosto e terminar com um creme hidratante. Se nunca utilizaste um Retinol, podes aplicar o creme hidratante antes do Retinol para prevenir a irritação e a secura da pele. Depois da tua pele se habituar ao Retinol, podes inverter a ordem e utilizar primeiro o Retinol e depois o creme hidratante, garantindo sempre que a pele está completamente seca antes da colocação do Retinol.
3ª e 4ª noites – Hidratação e Recuperação
Nas terceira e quarta noites, é a vez da pele recuperar. Após a limpeza facial, deves usar um bom sérum hidratante, por exemplo, com Ácido hialurónico, Niacinamida, Peptídeos, Ceramidas, ou outros ingredientes hidratantes, para ajudar a pele a reter a humidade. De seguida, deves aplicar um creme hidratante para ajudar a nutrir a pele e a mantê-la hidratada.
O Skin Cycling é indicado para mim?
De uma forma geral, o Skin Cycling pode ser utilizado por todos os tipos de pele, excepto pelas peles sensíveis, dado que este tipo de pele normalmente não tolera bem Retinol. O Retinol é um ingrediente poderoso, mas que facilmente irrita as peles mais sensíveis, por isso, caso este seja o teu caso, o melhor é deixar esta tendência no TikTok.
Estou grávida – O Skin cycling pode ser seguido durante a gravidez?
Qualquer grávida deve ter cuidados com a pele durante a gravidez e evitar utilizar produtos de skincare com ingredientes nocivos para si e para o feto. Um dos ingredientes que as grávidas devem evitar, pelo risco de malformações no feto, é o Retinol, um dos ingredientes chave do Skin cycling. Por isso, o Skin Cycling com Retinol não se adequa a grávidas.
No entanto, o Skin cycling pode ser ajustado de forma a ser seguro para grávidas. Basta alterares a noite de Retinol utilizando um sérum de Vitamina C em vez de Retinol. A Vitamina C vai deixar a tua pele mais luminosa, com uma tonalidade mais uniforme e com mais elasticidade – um aliado para qualquer grávida!
Tenho a pele sensível – Como posso fazer Skin cycling sem Retinol?
Caso tenhas a pele sensível e intolerante ao Retinol, podes experimentar fazer Skin Cycling sem Retinol. Neste caso, substituis o Retinol da segunda noite por um sérum calmante com Centella Asiática – o ingrediente aliado das peles sensíveis! A Centella Asiática ajuda a acalmar a pele, reduzir a vermelhidão e diminuir a sensibilidade da pele, um must-have para as peles sensíveis!
Neste caso, a tua rotina de Skin Cycling ajustada seria:
1a noite – Esfoliação com Ácido AHA
2a noite – Sérum Calmante com Centella asiática
3a e 4a noites – Sérum Hidratante
Independentemente do tipo de Skin cycling que escolhas fazer, do original às adaptações, não te esqueças de manter uma boa rotina de skincare de manhã. Bastam 3 passos todos os dias – limpeza da pele, hidratação e proteção solar, para manteres a tua pele no seu melhor e tirares o máximo partido do Skin cycling.
Fontes:
- https://www.healthline.com/health/pregnancy/retinol-pregnancy#safe-during-pregnancy
- https://rarediseases.org/rare-diseases/fetal-retinoid-syndrome/#:~:text=Maternal%20use%20of%20synthetic%20vitamin,a%20variety%20of%20birth%20defects.
- https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/skin-cycling-does-the-tiktok-trend-offer-complexion-benefits
- https://www.everydayhealth.com/healthy-skin/what-is-skin-cycling-and-should-you-try-it/