Ingredientes

Qual a função das Ceramidas para a pele?

5 de Julho, 2021

Ceramidas… Provavelmente não conheces a palavra, nem nunca ouviste falar de Ceramidas. Mas a tua pele é composta por esta molécula extremamente importante. Sabe mais sobre a função das Ceramidas para pele neste artigo.

 

O que são Ceramidas?

As Ceramidas fazem parte da composição da pele e são classificadas como moléculas lipídicas intercelulares. A epiderme, que é a camada mais superficial da pele, tem a função de criar uma barreira cutânea protetora contra bactérias e contaminantes exteriores. A função das Ceramidas é unir as células (como uma cola) para evitar a desidratação da pele, ou seja, assegurar sempre a existência de uma barreira húmida que proteja a pele. As Ceramidas vão ajudar a criar uma textura saudável e jovem. Por isso, é muito importante ter uma boa rotina de cuidados diários de pele para repor a elasticidade e a firmeza da pele.

 

Quais são os benefícios para a nossa pele em adquirir produtos com Ceramidas?

Podes pensar que não há necessidade de comprar produtos com Ceramidas uma vez que a tua pele produz este ingrediente. Mas tal não não é verdade, porque com o passar dos anos, o corpo começa a produzir menos Ceramidas e, como consequência direta, a barreira cutânea deixa de ser menos eficaz. A pele fica mais desidratada, sem elasticidade e envelhece mais rapidamente. Há também fatores exteriores como a poluição, diferenças de temperatura e os raios UV que contribuem para o envelhecimento e desidratação precoce da pele. Por isso, há que estar sempre atento aos sinais que a tua pele te dá e atuar quanto antes para que a barreira cutânea continue a ser eficaz e não envelheça precocemente.

Resumindo, estes são os benefícios das Ceramidas para a tua pele:

  • Hidratam em profundidade, impedindo a perda de água da pele e selando a humidade na pele
  • Aumentam a elasticidade e firmeza da pele, reduzindo os sinais de envelhecimento
  • Fortalecem a barreira da pele e protegem-na de agressões exteriores, como o stress e a poluição
  • Ajudam a aliviar condições inflamatórias da pele, como o eczema e a psoríase, reduzindo a comichão e vermelhidão

 

As Ceramidas são indicadas para mim?

Como as Ceramidas estão naturalmente presentes na nossa pele, todos os tipos de pele podem beneficiar deste ingrediente. No entanto, existem alguns tipos de pele para as quais as Ceramidas são especialmente importantes:

  • Peles secas ou desidratadas: as Ceramidas vão ajudar a hidratar a pele em profundidade e reduzir os sinais de desidratação, como a escamação e a pele áspera. As Ceramidas podem também ser usadas por peles acneicas que estejam a sofrer de desidratação, dado que este ingrediente ajuda a equilibrar os níveis de hidratação da pele sem piorar a acne
  • Peles maduras ou com os primeiros sinais de envelhecimento: as Ceramidas são ingredientes eficazes a combater os sinais de envelhecimento da pele e proporcionar uma pele mais firme e jovem. Quando usadas regularmente podem retardar o processo de envelhecimento da pele
  • Peles com eczema ou psoríase: as Ceramidas ajudam a hidratar e acalmar a pele, aliviando a comichão e vermelhidão da pele

Se tens receio de sofrer algum tipo de alergia ao produto, nada melhor do que fazer um pequeno teste antes de  colocares no rosto. Apenas tens de colocar uma pequena porção de creme no antebraço e esperar alguns minutos para ver se há alguma reação ao produto. Se não surgir nenhuma irritação cutânea, então podes aplicar o creme no rosto sem qualquer receio.

 

Como posso incorporar Ceramidas na minha rotina?

Se já decidiste que queres incorporar Ceramidas na tua rotina, então o próximo passo é encontrar o produto certo para ti! Podes recorrer a cremes, séruns ou máscaras para obter os benefícios deste ingrediente milagroso. Se quiseres maximizar os seus benefícios, deves incorporar um sérum ou creme com ceramidas diariamente na tua rotina.

Caso optes por um creme, não te esqueças que este é o último passo da tua rotina diária de noite e o penúltimo passo da tua rotina da manhã (antes do protetor solar). Podes também utilizá-lo também sempre depois do banho para reter a humidade na pele.

As Ceramidas são também uma excelente opção para o cuidado dos olhos. Existem vários cremes de olhos com Ceramidas que vão ajudar a manter a zona dos olhos hidratada e com um aspeto mais jovem. Portanto já sabes, quando estiveres à procura de um bom creme de olhos, espreita a secção dos ingredientes e garante que encontras a palavra Ceramidas na lista. E não te esqueças, quanto mais próximo estiver do início da lista, maior concentração deste ativo o produto vai ter!

 

Há alguma diferença entre as Ceramidas naturais e as sintéticas?

As Ceramidas naturais são as que estão presentes na pele. As Ceramidas que estão presentes nos produtos são sintéticas, mas esse facto não constitui qualquer problema em termos de eficácia ou qualidade. Normalmente este ingrediente nunca aparece sozinho num produto, vem sempre associado a outros ingredientes indispensáveis à pele, como por exemplo: Adenosina, Niacinamida, Ácido hialurónico, Peptídeos… Se quiseres obter Ceramidas de uma forma mais natural, podes adicionar à tua alimentação ingredientes que possuem gorduras saudáveis – como o trigo, soja, milho e batata doce, sementes, abacate, nozes….

Na Elmee, já selecionámos os produtos que contêm este ingrediente milagroso! Explora toda a nossa seleção de produtos com Ceramidas.

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA
Voltar atrás

Produtos Relacionados