Tendências

MASKNE – como tratar?

6 de Maio, 2021

Sabias que o uso de máscara pode ter efeitos indesejáveis na pele? É verdade, uma máscara pode ser o terror de qualquer pele saudável em tempos de Covid! Descobre mais sobre como tratar o Maskne no texto que preparámos para ti.

O que é Maskne ou acne de máscara?

Maskne é a palavra que é utilizada para explicar o aparecimento de acne – borbulhas, irritação, vermelhidão – na área do rosto (queixo, nariz e maçãs do rosto) provocada pelo uso da máscara facial durante longos períodos. Até ao aparecimento da pandemia COVID19, este problema apenas existia num número reduzido de pessoas que usavam as máscaras faciais clínicas por motivos profissionais, contudo com a pandemia este fenómeno está a surgir com mais frequência e a afetar milhares de rostos. É um fenómeno mundial que já percorre as redes sociais e a imprensa. Não deve ser confundida com a acne normal porque a Maskne é apenas a reação da pele ao uso da máscara facial. Mas não te preocupes, as lesões provocadas pelo uso da máscara podem ser tratadas facilmente.

Porque surge o Maskne?

A explicação é fácil de entender: o uso da máscara bloqueia a respiração dos poros faciais enquanto o calor, a humidade e as bactérias provocam uma inflamação cutânea, que é agravada pelo uso contínuo da máscara por longos períodos de tempo.

Como tratar o Maskne?

Ter certos cuidados com a máscara
    • Trocar a máscara regularmente
    • Se possível, escolher uma máscara de materiais mais naturais, como 100% de algodão, macios, e com propriedades antibacterianas
    • Escolher uma máscara que não seja excessivamente justa para a pele respirar
Ter uma boa rotina de pele 

Se sofres de Maskne, deves dar primazia à limpeza da pele e à hidratação – duas etapas importantes na tua rotina de Maskne skincare. De manhã e à noite, deves começar a tua rotina de cuidados diários com uma limpeza facial para eliminar as impurezas e a transpiração. Se usas maquilhagem durante o dia, à noite é essencial que limpes muito bem o rosto porque o uso excessivo de maquilhagem pode agravar a inflamação da pele.

Após a limpeza da pele, deves sempre recorrer a um creme hidratante para repor os níveis de humidade e manter o equilíbrio da tua pele. A epiderme, que funciona como uma barreira de proteção ao longo do dia, sofre com os fatores externos a que estás sujeito e vai perdendo a humidade ao longo do dia. Repor os níveis de humidade ajuda a fortalecer a pele e deixa-a menos suscetível a desenvolver irritações.

Se já limpas e hidratas a pele diariamente e mesmo assim estás a sofrer de Maskne, podes enriquecer a tua rotina com o uso de um sérum calmante e anti-inflamatório diariamente para ajudar a combater a Maskne. Além disso, podes também usar 1-2 vezes por semana uma máscara facial que ajuda a acalmar, hidratar e acelerar o processo de cicatrização na pele.

Dar preferência a ingredientes suaves, calmantes e anti-inflamatórios

Enquanto estás a sofrer de Maskne, deves introduzir ingredientes calmantes e anti-inflamatórios na tua rotina de pele. Além disso, é importante apostar em produtos suaves, sem fragâncias e não abrasivos para a pele.

O Tea tree e a Centella asiática são dois ingredientes que podes introduzir na tua rotina para acelerar o tratamento do Maskne e ajudar a prevenir a sua aparência no futuro. A Centella asiática vai acalmar a pele, reduzir a vermelhidão e acelerar o processo de cicatrização da pele. O Tea tree vai diminuir a inflamação, reduzir a aparência de borbulhas e hidratar a pele em profundidade. A forma mais eficaz de introduzires estes ingredientes na tua rotina é através de um sérum, já que os séruns sãos os produtos com maior concentração de ingredientes ativos. Mas se preferires, podes também procurar cremes hidratantes, máscaras faciais ou produtos de limpeza que tenham estes ingredientes.

Manter uma alimentação saudável e evitar o stress

São vários os fatores externos que podem contribuir para uma pele irritada e com acne, incluindo uma alimentação desequilibrada e stress excessivo. Para manter uma pele saudável, luminosa e sem borbulhas, é essencial fazer uma alimentação saudável e manter uma dieta equilibrada, completa e variada. Além disso, o stress é o inimigo número um para o bem-estar do ser humano. O stress pode provocar alterações graves na saúde de qualquer pessoa e manifestar-se de diversas formas, incluindo em problemas de pele. Por isso, de forma a atingir uma pele saudável e sem borbulhas, deves tentar minimizar o stress no teu dia-a-dia.

 

Na Elmee, é fácil encontrar os produtos certos para a tua pele. Podes procurar os melhores produtos de skincare de acordo com os ingredientes que procuras e assim dar à tua pele exatamente o que ela precisa. Já sabes, se estás a sofrer de Maskne, os melhores ingredientes para ti são Centella asiática e Tea tree. Experimenta-os e vais notar a diferença na tua pele!

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA
Voltar atrás

Produtos Relacionados