Rotina

Guia para tornar a tua rotina de pele Clean beauty

14 de Novembro, 2021

Queres saber mais sobre Clean beauty? Quais são as vantagens para a pele? Que produtos deves trocar em primeiro lugar? Respondemos a todas as tuas questões neste Guia.

O que é Clean beauty?

Clean Beauty é um movimento recente da indústria de beleza e, por isso, ainda não existe uma definição universalmente aceite. Para a Elmee, Clean Beauty significa colocar a nossa saúde e bem-estar em primeiro lugar, garantindo que os produtos que aplicamos no nosso corpo contêm apenas ingredientes seguros para o corpo.

Isto não quer dizer que o conceito de Clean beauty não recorra a ingredientes sintéticos e químicos, o que é importante salientar é que os ingredientes não produzam efeitos secundários nocivos no corpo. Para tal, é fundamental os cosméticos terem rótulos com listagens completas dos seus ingredientes. Uma lista de ingredientes transparente, objetiva, clara e sem rodeios é um dos pilares do conceito de Clean beauty.

Se queres saber mais sobre o conceito de Cean beauty, visita o nosso artigo Clean beauty – o que é?

Porquê escolher Clean Beauty?

Hoje em dia já há países que proíbem a utilização de alguns ingredientes por serem considerados nocivos para a saúde –  por haver suspeitas de serem cancerígenos, de provocarem alergias e de serem desreguladores endócrinos. No entanto, ainda há muitos produtos que são comercializados apesar de conterem ingredientes que podem provocar reações adversas no corpo, o que torna a escolha consciente de produtos Clean beauty tão importante!

Ao optares por produtos Clean beauty, vais estar a cuidar da tua pele usando apenas ingredientes seguros e eficazes, eliminando ingredientes duvidosos dos teus cosméticos. Com uma rotina Clean beauty, estás a:

  • Prevenir o desenvolvimento de irritação e sensibilidade da pele
  • Proteger o teu corpo de doenças originadas pela exposição excessiva a certos ingredientes, tais como:
    • Desequilíbrios hormonais
    • Problemas de infertilidade
    • Doenças cancerígenas

Descobre a lista completa de quais os ingredientes a evitar e porquê.

Quais os produtos a trocar em primeiro lugar?

Se queres acordar com uma sensação de tranquilidade e segurança, sabendo que deste à tua pele tudo o que ela merece sem receios e usando os melhores ingredientes com fórmulas Clean, então está na hora de mudares para Clean beauty. O teu objetivo deve ser antes de mais encontrares e investires nos produtos que se adequam ao teu tipo de pele, rotina de beleza e estilo de vida.

O processo de transição pode ser feito gradualmente, com calma e tempo. Para isso, ajudamos-te a priorizar quais os produtos que deves trocar em primeiro lugar:

frudia-avocado-relief-cream-editorial-clean-beauty-elmee-cosmetics

1. Creme hidratante

O creme hidratante deve ser o produto número um da tua rotina de cuidados diários. Ter um bom hidratante adequado à tua pele, faz toda a diferença. No entanto, alguns cremes hidratantes têm na sua composição silicones cíclicos, que são ingredientes que podem originar alguns problemas para o corpo humano e para o meio ambiente.

Os silicones são compostos plásticos orgânicos, que podem estar sob a forma líquida, sólida ou em gel. Na cosmética, têm a função de lubrificar para tornar a pele mais macia e suave. No entanto, os silicones cíclicos, como o Cyclotetrasiloxane (D4), o Cyclopentasiloxane (D5) e o Cyclohexasiloxane (D6), estão associados a problemas de infertilidade e doenças cancerígenas. Além disso, os silicones não são biodegradáveis e são bioacumuláveis.

Se queres proteger a tua pele e o planeta, explora a nossa secção de cremes hidratantes Clean Beauty.

purito-defense-barrier-cleanser-folhas-verdes-clean-beauty-elmee-cosmetics

2. Gel de limpeza

Como sabes, um dos passos mais importantes da rotina de cuidados diários é limpar a pele em profundidade para eliminar as impurezas adquiridas ao longo do dia. O gel de limpeza vai ajudar a remover a maquilhagem, o protetor solar e outras impurezas. Por isso é tão importante usar um bom gel de limpeza que não seja agressivo para a tua pele. As versões que não são Clean beauty podem conter sulfatos e parabenos.

Os sulfatos são ingredientes produzidos em laboratório e têm como origem o petróleo e fontes vegetais. São utilizados nos produtos de limpeza, como champôs e géis, devido ao seu poder espumoso e de fácil enxaguamento. É esta substância que vai retirar a sujidade da pele e do cabelo, no entanto podem provocar irritação e vermelhidão na pele e olhos.

Os parabenos são produtos químicos que têm como finalidade conservar os produtos. Estas substâncias encontram-se em produtos que contêm mais quantidades de água, tais como produtos capilares e produtos faciais de limpeza (por exemplo, géis de limpeza, loções e esfoliantes). Os parabenos estão relacionados com alguns tipos de cancro e podem também provocar desequilíbrios nas funções do sistema endócrino.

Para evitar estes ingredientes, explora a nossa secção de gel de limpeza Clean Beauty.

3. Tónico

A função do tónico facial é reestabelecer o PH da pele e prepará-la para absorver melhor os ingredientes dos próximos passos da tua rotina diária. No entanto, a maioria dos tónicos no mercado usam álcool na sua composição.

Quando utilizado com alguma frequência, especialmente nas peles mais sensíveis, o álcool pode causar a desidratação e irritação da pele.

Se tens tendência a desenvolver irritações e sensibilidade na pele, o melhor é optares por tónicos Clean beauty.

4. Creme de olhos

A pele da zona ocular é muito sensível e um dos fatores que mais contribui para isso é o facto da pele ter apenas meio milímetro de espessura, a mais fina do corpo! Por isso é importante esta zona estar sempre bem hidratada. Não te esqueças que a pele desta região tem pouca gordura, está em constante movimento e os fatores externos, como a poluição, contribuem para o seu envelhecimento. Para evitar o aparecimento de papos, olheiras e os famosos pés-de-galinha, há que ter sempre a pele bem hidratada. Como é uma zona muito sensível, é importante garantir que colocamos nela apenas ingredientes seguros.

Na hora de escolheres um bom creme, elege um creme de olhos Clean beauty. Os nossos favoritos são os que têm Ácido hialurónico, Adenosina e Ceramidas, alguns dos melhores ingredientes Clean beauty para prevenir e tratar o envelhecimento da pele!

5. Produtos para os lábios

Quem é que não gosta de ter uns lábios sedutores e bem tratados? A indústria dos produtos para os lábios é gigante e as campanhas podem ser, às vezes, muito agressivas. O mundo dos produtos labiais é tão grande que é normal que te sintas confusa/o na hora de comprar um produto. Há desde protetores labiais, hidratantes e cremes, máscaras, bálsamos esfoliantes, séruns, delineadores, gloss labial…, no entanto nem todos os produtos são de confiança e muitos têm ingredientes potencialmente tóxicos. Não te esqueças que o que colocares nos teus lábios, vai entrar no teu corpo através da boca e vai entrar na corrente sanguínea. Como o corpo não é capaz de  fazer desaparecer estas substâncias potencialmente tóxicas, elas vão-se acumulando e podem provocar problemas de saúde.

O óleo mineral, muito comum em produtos para os lábios, é um derivado do petróleo e é utilizado para criar uma capa impermeável na pele, impedindo que a pele expulse do organismo as impurezas. Estes óleos dão uma sensação de hidratação e de suavidade. No entanto, a sua utilização pode originar um aumento da desidratação da pele, envelhecimento precoce e aparecimento de inflamações cutâneas.

É altura de investires em fórmulas limpas que não recorrem a ingredientes duvidosos, tais como o óleo mineral!

 

Onde comprar Clean beauty?

A Elmee Cosmetics é a primeira loja online 100% Clean beauty em Portugal. Temos como filosofia dar à tua pele tudo que ela merece usando apenas ingredientes seguros e limpos. Se um produto está no nosso website, é porque contém apenas ingredientes seguros para a tua saúde, não tóxicos, e que não são prejudiciais para o teu bem-estar.

Escolher Clean Beauty é escolher o melhor para a tua pele!

 

Referências:

BILAL, Muhammad, IQBAL, Hafiz, MEHMOOD, Shahid (2020) The Beast of Beauty: Environmental and Health Concerns of Toxic Components in Cosmetics, Feature Papers in Cosmetics in 2020. Disponível em https://www.mdpi.com/2079-9284/7/1/13

LASSEN, Carsten, HANSEN, Charlotte, MIKKELSEN, Sonja e outros, (2005) Siloxanes – Consumption, Toxicity and Alternatives, Danish Ministry of The Environment. Disponível em https://www2.mst.dk/udgiv/publications/2005/87-7614-756-8/pdf/87-7614-757-6.pdf

MESKO, Marcia, NOVO, Diogo, COSTA, Vanize e outros (2020) Toxic and potentially toxic elements determination in cosmetics used for make-up: A critical review, Analytica Chimica Acta, Volume 1098, Pages 1-26. Disponível em  https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0003267019314096

EWG – Environmental Working Group – Know Your Environment. Protect your Health. https://www.ewg.org/

Safe Cosmetics – Campaign for Safe Cosmetics. A project of Breast Cancer Prevention Partners.  https://www.safecosmetics.org/

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA
Voltar atrás

Produtos Relacionados