Rotina

Como prevenir e tratar manchas solares na pele

29 de Julho, 2021

Desde a nossa infância que ouvimos dizer que é preciso ter muito cuidado com a exposição solar principalmente entre o meio-dia e as 16 horas porque é nessa altura que o sol é mais perigoso. Um dos efeitos nocivos do sol na pele traduz-se no aparecimento de manchas escuras na pele. Normalmente estas manchas são pequenas, planas, e podem ter um tamanho variável.

 

Porque aparecem as manchas solares na pele?

Quando o tempo de exposição solar ultrapassa o razoável, o corpo manifesta-se produzindo melanina (o pigmento responsável pela cor da pele) em quantidades excessivas. Esta produção de melanina serve para proteger a pele dos raios UV, mas desencadeia o aparecimento de manchas escuras no rosto e no corpo – o melasma.

Os raios UVA encontram-se ativos durante todo o ano e conseguem passar pelas nuvens e vidro. São responsáveis por 95% dos raios ultravioletas que atingem a Terra. Atuam na camada mais profunda da pele e são responsáveis pelo aparecimento de hiperpigmentação, como manchas escuras, envelhecimento da pele e cancro de pele.

Os raios UVB são mais fortes e representam um maior perigo nas horas compreendidas entre as 12h e as 16h. São responsáveis por 5% dos raios ultravioletas que atingem a Terra, podem ser filtrados e não conseguem passar pelo vidro. Atuam na parte superficial da pele e são responsáveis pelo bronzeado, pelas queimaduras solares, reações alérgicas ao sol e aparecimento de cancro de pele.

A exposição excessiva aos raios solares, além de desencadear o aparecimento de manchas escuras no rosto (hiperpigmentação), também pode trazer outras alterações ao nível da pele, tais como:

  • Envelhecimento precoce da pele
  • Aparecimento de linhas de expressão
  • Perda de elasticidade
  • Aparecimento de sardas

 

Como posso prevenir as manchas solares na pele?

prevenir-e-tratar-manchas-solares-na-pele--blog-elmee-cosmetics

Se queres evitar o aparecimento das manchas solares na pele, deves evitar exposições demoradas e repetidas ao sol, especialmente nas horas de maior calor – do meio-dia às 16h.

Contudo, a reação da pele ao sol não é igual para todas as pessoas e depende de vários fatores. Cada pessoa tem a sua pele com caraterísticas específicas herdadas dos seus pais – como a cor de pele e a sua sensibilidade ao sol. Por isso, há pessoas que conseguem estar ao sol várias horas e outras correm vários riscos por estarem expostas apenas alguns minutos.

Portanto, é importante conheceres o teu fotótipo de pele para que possas medir o risco de exposição solar e adquirir os comportamentos necessários para proteger a tua pele.

Os tipos de pele estão classificados em 6 fotótipos. Descobre já o teu fotótipo e os cuidados que deves ter para prevenir as manchas solares na pele:

 

FOTÓTIPO 1 – Peles muito claras
  • Características físicas: Pele muito clara com sardas, cabelo ruivo ou loiro e olhos azuis ou verdes.
  • Efeito do sol na pele: Este tipo de pele não permite longas exposições solares porque a melanina é mais fraca e o nível de penetração dos raios ultravioletas é mais alto. É normal a pele ficar avermelhada e as queimaduras solares serem frequentes. Dificilmente a pele consegue ficar bronzeada.
  • Cuidados a ter: Usar um protetor solar com o nível de proteção mais alto, evitar a exposição direta ao sol e usar sempre um chapéu e óculos de sol.

 

FOTÓTIPO 2 – Peles claras
  • Características físicas: Pele clara com ou sem sardas, cabelos loiros e olhos claros.
  • Efeito do sol na pele: Este tipo de pele não permite longas exposições solares porque a melanina é mais fraca e o nível de penetração dos raios ultravioletas é mais alto. É normal a pele ficar pigmentada e as queimaduras solares serem frequentes. As pessoas podem ficar ligeiramente bronzeadas.
  •  Cuidados a ter: Usar um protetor solar com o nível de proteção mais alto, evitar a exposição direta ao sol e usar sempre um chapéu e óculos de sol.

 

FOTÓTIPO 3 – Pele com um tom médio
  • Características físicas: Cabelos escuros ou loiros e olhos claros ou escuros. O tipo de pele pode ser claro ou escuro, sem sardas.
  •  Efeito do sol na pele: Algumas pessoas ficam logo bronzeadas no início da exposição solar e outras demoram mais tempo a bronzear. As pessoas loiras de olhos claros poderão sofrer de um envelhecimento de pele mais rápido que as pessoas de pele escura e olhos escuros.
  • Cuidados a ter: Usar um protetor solar com o nível de proteção médio/alto e usar sempre um chapéu e óculos de sol.

 

FOTÓTIPO 4 – Peles escuras
  • Características físicas: Este tipo de pele é característico de pessoas com a pele escura, olhos castanhos ou pretos.
  •  Efeito do sol na pele: As peles escuras bronzeiam-se com muita facilidade e raramente sofrem queimaduras solares.
  • Cuidados a ter: Usar um protetor solar com o nível de proteção intermédio e usar sempre óculos de sol.

 

FOTÓTIPO 5 – Peles muito escuras
  • Características físicas: Pele muito escura, cabelos escuros e olhos castanhos.
  • Efeito do sol na pele: A pele bronzeia-se com muita facilidade e raramente sofre queimaduras solares.
  • Cuidados a ter: Usar um protetor solar com o nível de proteção baixo e usar sempre óculos de sol.

 

FOTÓTIPO 6 – Peles negras
  • Características físicas: Pele negra, cabelos escuros e olhos escuros.
  • Efeito do sol na pele: A pele bronzeia-se com muita facilidade, e raramente sofre queimaduras solares.
  • Cuidados a ter: Usar um protetor solar com o nível de proteção baixo e usar sempre óculos de sol.

 

Estes cuidados devem ser mantidos durante todo o ano, e em especial durante os meses de verão, dado que as zonas do corpo expostas ao sol são maiores e os raios solares mais fortes.

Contudo, o sol também tem benefícios para a saúde, por isso a exposição solar deve fazer parte da nossa rotina diária. Os especialistas são unânimes em dizer que as horas recomendadas para se estar ao sol são pela manhã até ao meio-dia e a partir das 16 horas. Desta forma, o corpo pode usufruir dos benefícios do sol para a saúde, sem correr os riscos da exposição exagerada ao sol.

Os benefícios do sol para a saúde:

  • Estimulação da produção da vitamina D, a vitamina do sol, que desempenha um papel muito importante na prevenção de algumas doenças, nomeadamente ao nível dos ossos, diabetes e hipertensão
  • Estimulação da produção de serotonina, a hormona da felicidade, que tem diversas funções no organismo, desde regular o humor, como controlar o funcionamento dos intestinos e regular o sono

 

Como tratar as manchas solares na pele?

prevenir-e-tratar-manchas-solares-na-pele---blog-elmee-cosmetics

Hoje em dia é possível fazer com que as manchas solares na pele diminuam e desapareçam completamente. Para tal, é preciso escolher produtos com os ingredientes certos – aqueles cujos princípios ativos têm poder para eliminar as manchas solares na pele.

Há vários ingredientes que ajudam a reduzir as manchas solares na pele e a uniformizar o tom de pele –a Vitamina C, o Ácido glicólico (AHA), a Aloe vera, a Niacinamida e a Centella asiática:

 

Vitamina C – a Vitamina C estimula a produção de colagénio e ajuda na uniformização do tom da pele, reduzindo a pigmentação e as manchas solares. Além disso, tem o poder de deixar a pele com mais luminosidade, manter a elasticidade e a firmeza da pele, reforçar as defesas naturais da pele, e neutralizar os radicais livres que danificam a pele. Previnindo o envelhecimento precoce e corrige rugas e linhas de expressão.

 

Ácido glicólico (AHA) – o Ácido glicólico é um ácido de frutas que possui propriedades esfoliantes. Ao penetrar na pele, o ácido glicólico vai remover as células mortas e inibir a produção de melanina, o que vai originar o desaparecimento progressivo das manchas escuras da pele.

 

Aloe vera – com propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e refrescantes, a Aloe vera tem a capacidade de restituir os líquidos perdidos e reparar os danos do sol na pele. Além de ajudar a diminuir as manchas solares na pele, a Aloe vera também ajuda a acalmar a pele queimada ou irritada pelo sol, acelerando a cicatrização e restabelecendo o equilíbrio natural da pele.

 

Niacinamida – a Niacinamida ajuda a diminuir a aparência de manchas solares na pele e uniformizar o tom da pele, através do seu efeito bloqueador da enzima responsável pela pigmentação e pela produção de melanina. Além disso, a Niacinamida também atua como uma barreira protetora da pele, protegendo-a contra os radicais livres e prevenindo o envelhecimento da pele

 

Centella asiática – a Centella asiática é uma planta com propriedades medicinais que ajuda a mitigar os danos do sol na pele, revitalizando a barreira protetora da pele e diminuindo a aparência das manchas escuras. Além disso, a Centella asiática tem propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, deixando a pele mais firme e com mais elasticidade

 

Na Elmee, podes encontrar os melhores produtos para tratar manchas solares na nossa secção de produtos para manchas no rosto.

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA
Voltar atrás

Produtos Relacionados