Rotina

Como identificar tipos de pele

14 de Março, 2021

Conheces bem a pele do teu rosto? Consegues identificar o teu tipo de pele?

Se queres iniciar uma rotina de cuidados diários, é muito importante que saibas qual é o teu tipo de pele. Da correta seleção dos produtos, depende o sucesso e a eficácia do tratamento facial.

Há vários tipos de pele, desde a mais seca à mais oleosa. De seguida, vamos dar-te as informações necessárias para saberes que tipo de pele tens e quais são as caraterísticas inerentes a cada tipo.

Pele Normal

Como o nome indica, é uma pele normal que não apresenta quaisquer irritações, raramente tem borbulhas, os poros são pequenos e não é nem seca nem oleosa. É uma pele equilibrada, saudável e hidratada. A textura é suave, macia e apresenta uma tez luminosa.

Os ingredientes essenciais para introduzir numa rotina de pele normal são: Niacinamida, Baba de caracol, Ácido Hialurónico, Adenosina e AHA (ácidos Alfa hidroxiácidos).

Pele Seca

Este tipo de pele é seco porque produz menos sebo e a pele retém menos água, por isso aparenta um ar desidratado. A pele apresenta uma textura áspera, não tem luminosidade, tem pouca elasticidade e os poros são pouco visíveis. Há vários fatores que podem contribuir para a secura da pele, como por exemplo longas exposições ao sol, súbitas diferenças de temperaturas (como banhos com a água muito quente), o tabagismo, o consumo de álcool excessivo, o uso de cosméticos inadequados e o envelhecimento natural da pele. Se tens este tipo de pele, é normal que as rugas e as linhas de expressão apareçam com mais facilidade.

Para evitar uma pele seca é muito importante mantê-la sempre bem hidratada. Os melhores ingredientes para tratar a pele seca são o Ácido Hialurónico, as Ceramidas, a Niacinamida e a Aloe vera. Estes ingredientes vão hidratar a pele e restituir-lhe a humidade.

Pele Oleosa

Uma pele oleosa é uma pele brilhante na zona do nariz, queixo, testa e maçãs do rosto. Apresenta os poros dilatados e poderá ter acne. O excesso de oleosidade relaciona-se com o facto das glândulas sebáceas não pararem de trabalhar e, perante esta produção excessiva de gordura, é normal que a acne apareça. Mas anima-te… nem tudo são más notícias… a boa notícia é que nas peles oleosas as rugas aparecem mais tarde!

Se tens a pele oleosa, deves evitar usar cremes espessos e gordurosos, e deves procurar produtos que contenham os seguintes ingredientes: BHA (ácidos Beta Hidroxiácidos), Centella asiática, Tea tree e Aloe vera. Estes ingredientes atuam no controlo da oleosidade e no combate à acne, reduzindo a inflamação da pele e acelerando a cicatrização.

Pele Mista

Como o nome indica, vais encontrar neste tipo de pele uma mistura das caraterísticas de pele seca, normal e oleosa. Na zona T (testa, nariz e queixo), a pele pode parecer mais oleosa e, nas maçãs do rosto, a pele tem uma textura mais equilibrada ou até mesmo seca.

O truque para tratar a pele mista é usar produtos que controlem a oleosidade da pele e que combatem a desidratação. Alguns dos melhores ingredientes para combater a oleosidade são o Tea tree, a Niacinamida e o BHA (ácidos Beta hidroxiácidos). Para evitar a desidratação da pele, deves procurar produtos com Ácido hialurónico, Aloe vera, Centella asiática e Baba de caracol. Também podes optar por aplicar produtos diferentes nas zonas oleosas e secas – na zona T, mais gordurosa podes usar produtos específicos para peles oleosas e nas maçãs do rosto podes aplicar produtos adequados a peles secas/normais.

Pele Sensível

Algumas caraterísticas físicas de pele sensível podem ser a vermelhidão, a irritação, a descamação, o ardor, a sensação de repuxar, o aparecimento de borbulhas e a comichão. São vários os fatores que podem contribuir para o aparecimento destes sintomas – o stresse, as exposições prolongadas ao sol, o clima e diferenças de temperatura, a poluição, os sabonetes, o uso de cosméticos inadequados a peles sensíveis, o simples facto de não limpar o rosto da maquilhagem, as flutuações hormonais, o tabagismo, certos alimentos picantes…

Se tens a pele sensível, então deves ter muito cuidado na hora de escolher os produtos adequados à tua pele. A generalidade dos produtos cosméticos contêm ingredientes que podem aumentar a irritação e sensibilidade da pele, como é o caso dos Óleos minerais, Fragrâncias artificiais, Corantes sintéticos, Sulfatos, Álcool/Etanol e PEGs. Ao usares produtos Clean beauty, sem ingredientes tóxicos e irritantes, estás a proteger a tua pele sensível. Os melhores ingredientes para cuidar a pele sensível são: Centella asiática, Aloe vera e Calêndula, que ajudam a diminuir a irritação e a sensibilidade da pele.

Se tens a pele sensível, deves ainda ter alguns cuidados extra na tua rotina de cuidados diários:

  • Evitar usar esfoliantes de limpeza agressivos
  • Usar apenas produtos hipoalergénicos ou Clean beauty
  • Testar sempre os produtos de cosmética e de maquilhagem numa pequena área da pele e esperar para ver se há alguma reação

 

Independentemente do teu tipo de pele, há rotinas básicas que deves fazer todos os dias para que tenhas sempre uma pele com um aspeto saudável e jovem:

  • Limpar o rosto todos os dias de manhã e à noite com um produto suave, sem esfregar para eliminar a sujidade e a oleosidade
  • Enxaguar sempre o rosto com água morna e nunca com água muito quente
  • Secar o rosto delicadamente com uma toalha macia de algodão
  • Aplicar um creme hidratante todos os dias de manhã e à noite
  • Aplicar todos os dias um protetor solar depois do creme hidratante, mesmo no Inverno!
  • Retirar sempre a maquilhagem ao final do dia, antes de deitar
PARTILHAR ESTA NOTÍCIA
Voltar atrás

Produtos Relacionados