Rotina

Como cuidar da zona dos olhos?

30 de Março, 2022

Os olhos são a parte mais expressiva do rosto. Por isso, a pele ao redor dos olhos exige cuidados redobrados. Mantém o encanto do teu olhar com as dicas que te vamos dar.

A pele da zona ocular é muito sensível e delicada, e um dos fatores que contribui para isso é o facto de a pele ter apenas meio milímetro de espessura, a mais fina do corpo! Por esse motivo, pode dizer-se que esta zona tem problemas diferentes do resto da pele do rosto. A pele desta região tem pouca gordura, está em constante movimento e os fatores externos, como a poluição, contribuem para o seu envelhecimento. Para evitar o aparecimento de papos, olheiras e os famosos pés-de-galinha, há que ter sempre a pele muito bem cuidada.

A partir de que idade é que devo começar a cuidar da zona dos olhos?

Não existe uma idade certa ou errada para se começar a usar creme de olhos. Antes dos 25 anos, a pele ainda é jovem e tem a capacidade de estimular a produção de colagénio, o que faz com que os sinais de envelhecimento ainda não sejam visíveis. É a partir dos 25 anos que a pele começa a dar os primeiros sinais de cansaço e aparecem as primeiras linhas de expressão, revelando os primeiros sinais de envelhecimento da pele.

Para prevenir e atrasar os primeiros sinais de envelhecimento, a idade ideal para começar a usar creme de olhos será entre os 24-25 anos. No entanto, caso tenhas outros tipos de preocupações, como papos, olheiras ou pigmentação escura, poderás começar a cuidar da zona dos olhos mais cedo.

Como incorporar os cuidados de olhos na minha rotina?

Para que possas ajudar a pele dos olhos a estar bem hidratada e com um aspeto jovem e saudável, há cuidados básicos que não deves menosprezar, como a aplicação de um creme de olhos todos os dias, de manhã e à noite. O creme de olhos deve ser aplicado em pele limpa e seca e, caso utilizes um sérum, o creme de olhos deverá ser aplicado depois deste, e sempre antes do creme hidratante facial.

Existem também máscaras de olhos que podes aplicar 2-3 vezes por semana para dar um boost de hidratação e nutrição à pele. Estas máscaras vêm normalmente em pequenas placas de gel e devem ser aplicados na pele durante 10-20min. Se acordas com a área dos olhos muito cansada, esta é a solução ideal para refrescar e iluminar a zona dos olhos.

Que cuidados devo ter na aplicação do creme de olhos?

Como a pele em redor dos olhos é a mais fina do rosto, é necessário ter cuidados redobrados na aplicação do creme de olhos, de forma a exercer o mínimo de pressão possível na pele.

Assim, a melhor forma de aplicar o creme de olhos é com o dedo anelar fazendo movimentos suaves na pálpebra inferior sem fazer pressão na pele. Com o creme que sobrar nos dedos, podes passá-lo pelas pálpebras superiores.

Relativamente à quantidade de creme a aplicar, uma pequena bolinha de creme inferior ao tamanho de uma ervilha bebé é o suficiente.

Saber escolher o melhor creme de olhos que se adapta às tuas preocupações é o seguinte passo que deves ter em conta na tua rotina de cuidados diários.

 

Que ingredientes devo escolher na hora de comprar um creme de olhos?

Normalmente, qualquer creme de olhos já tem uma seleção de ingredientes indispensáveis para melhorar a pele da zona dos olhos. No entanto, podes escolher o creme com os melhores ingredientes para resolver as tuas preocupações. Como há muitos ingredientes no mercado da cosmética, fizemos uma seleção abaixo para te ajudar.

 

Melhores ingredientes para rugas e linhas de expressão

Se os sinais de envelhecimento já são notórios ou acentuados, deverás escolher um creme de olhos com Ácido hialurónico, Niacinamida, Peptídeos ou Retinol para hidratar bem essa zona e estimular a produção de colagénio.

O Ácido hialurónico é uma substância liquida que se produz naturalmente no nosso corpo e cuja função é atuar na renovação das células devido à sua capacidade de reter a água na pele. Ajuda na hidratação e repõe a elasticidade ao mesmo tempo que restitui à pele a sua luminosidade natural.

A Niacinamida, ou Vitamina B3, tem a capacidade de reter a água e fortalecer a barreira cutânea. Aprende mais sobre os benefícios da Niacinamida para a pele  e o seu poder contra as rugas e linhas de expressão.

Os Peptídeos são moléculas de proteínas que estimulam o crescimento de novas células. São responsáveis pelo envio de sinais às células. Se a pele está a perder colagénio, os peptídeos alertam as células para produzir essa proteína. Ajudam a aumentar a hidratação, a produção de colagénio e a firmeza e elasticidade da pele.

O Retinol é um derivado da Vitamina A e é um poderoso ingrediente no combate aos sinais de envelhecimento da pele. O retinol estimula o processo de renovação das células minimizando a aparência das linhas de expressão e das manchas da pele. Atua na camada mais profunda, a derme, ajudando a neutralizar os radicais livres e deste modo aumenta a produção de elastina e colagénio.

Apesar do Retinol ser um ativo muito poderoso no mundo da cosmética, é muito importante estar consciente dos possíveis efeitos colaterais deste ingrediente. As peles mais sensíveis, em específico, devem estar atentas ao uso do retinol. Alguns efeitos secundários que podem surgir do seu uso são: vermelhidão, coceira e pele seca. Para evitar que os efeitos colaterais se agravem, usa sempre protetor solar depois de utilizares cosméticos com este ingrediente. As mulheres grávidas devem evitar usar qualquer tipo de creme com retinol.

 

Melhores ingredientes para pigmentação escura

Se tens tendência para ter a zona ao redor dos olhos escura ou com pigmentação, então opta por um creme de olhos com Cafeína, Vitamina C ou Vitamina K.

A Cafeína apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vasoconstritoras.  Ajuda a ativar a circulação sanguínea, reduz a pigmentação, e descongestiona o contorno dos olhos e o inchaço devido ao seu poder de drenagem dos vasos sanguíneos.

A Vitamina C é um poderoso antioxidante que protege a pele dos radicais livres e conserva a elasticidade da pele. É fundamental para quem procura uniformizar o tom da pele. Aprende mais sobre o papel da Vitamina C na pele do rosto no nosso blog.

A Vitamina K penetra nos poros da pele e atua na sua camada mais profunda, a derme. Ajuda a diminuir o inchaço e a vermelhidão devido à sua capacidade de ajudar no processo de coagulação, além de restaurar o brilho da tez.

 

Melhores ingredientes para olhos inchados (papos) e olheiras

Se queres dizer adeus às olheiras ou aos papos, procura um creme que contenha Cafeína ou Vitamina K.

A Cafeína apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vasoconstritoras.  Ajuda a ativar a circulação sanguínea, reduz a pigmentação, e descongestiona o contorno dos olhos e o inchaço devido ao seu poder de drenagem dos vasos sanguíneos.

A Vitamina K penetra nos poros e atua na camada mais profunda da pele, a derme. Ajuda a diminuir o inchaço e a vermelhidão devido à sua capacidade de ajudar no processo de coagulação, além de restaurar o brilho da tez. Por isso é ideal para diminuir o aparecimento da pigmentação escura das olheiras.

Para papos e olheiras, além da utilização do creme, também podes massagear a área ao redor dos olhos, primeiro fazendo pequenas pressões ao longo da linha orbital e depois dando pequenas batidinhas ao redor dos olhos para estimular a circulação do sangue.

Caso tenhas um rolo de jade, também podes colocá-lo no frigorífico durante algumas horas antes de o usares para aumentar os seus benefícios. Passa com o rolo na zona inchada várias vezes porque o frio reduz o fluxo sanguíneo. Também podes colocar uma colher no frigorífico e colocá-la na zona dos olhos para um efeito refrescante imediato.

Além disso, sabias que a alimentação também pode ter um impacto negativo nos papos e olheiras? Evita ingerir alimentos salgados, bebidas alcoólicas e café em excesso, porque altas concentrações de sódio e bebidas desidratantes provocam retenções de líquidos e podem aumentar o aspeto de inchaço da zona dos olhos.

Que outros cuidados devo ter com a zona dos olhos?

  • Retirar sempre a maquilhagem antes de ir dormir
  • Usar desmaquilhante próprio para remover maquilhagem dos olhos
  • Massajar suavemente a zona em redor dos olhos para aumentar/melhorar a circulação e reduzir o inchaço
  • Utilizar óculos de sol e chapéu durante a exposição solar

 

Não te esqueças de tratar bem a tua pele! Quanto mais cedo começares a tua rotina de cuidados de olhos, mais a tua pele agradece. Afinal, a melhor ruga é a que nunca vais ter!

Explora os cremes de olhos clean beauty da Elmee.

 

Referências:

https://www.healthline.com/health/how-to-apply-eye-cream

https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/how-does-retinol-work#takeaway

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4300604/

https://www.everydayhealth.com/skin-beauty/specific-guide-to-caring-for-the-skin-around-your-eyes/

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA
Voltar atrás

Produtos Relacionados