Tendências

Clean beauty – o que é?

10 de Março, 2021

Já ouviste falar no conceito Clean beauty? Clean beauty é um movimento na indústria da cosmética que coloca em primeiro lugar a saúde e o bem-estar. Significa cuidar da pele recorrendo a ingredientes seguros e limpos e excluindo qualquer ingrediente que possa ser prejudicial para a pele e para a saúde.

Qual é a definição de Clean Beauty?

Clean beauty é um movimento recente da indústria de beleza e, por isso, ainda não existe uma definição universalmente aceite. Para a Elmee, Clean beauty significa colocar a nossa saúde e bem-estar em primeiro lugar, garantindo que os produtos que aplicamos no nosso corpo contêm apenas ingredientes seguros e limpos de toxicidade. Isto não quer dizer que este conceito de beleza não recorra a ingredientes sintéticos, o que é importante salientar é que os ingredientes não produzam efeitos secundários nocivos no teu corpo. Ingredientes seguros é a filosofia da cosmética Clean beauty. Por isso é muito importante que o rótulo da lista de ingredientes de cada produto seja transparente, objetivo e claro, sem rodeios.

Quais são os ingredientes que devo evitar?

Hoje em dia já há países que proíbem a utilização de vários ingredientes por serem considerados nocivos para a saúde e por haver suspeitas de serem cancerígenos, de provocarem alergias, de serem desreguladores endócrinos (i.e., substâncias químicas que podem interferir com o sistema hormonal) e também devido ao seu impacto ambiental. No entanto, há muitos produtos que são comercializados apesar de conterem ingredientes que são potencialmente tóxicos. Compilámos a lista dos ingredientes que, depois de submetidos a diversos estudos, demonstraram ser potencialmente nocivos para a saúde.

Parabenos
  • O que são: Os Parabenos são produtos químicos que têm como finalidade conservar os produtos. Estas substâncias encontram-se em produtos que contêm mais quantidades de água, tais como produtos capilares e produtos faciais de limpeza (por exemplo, loções e esfoliantes).
  • Efeitos na saúde: Os Parabenos estão relacionados com alguns tipos de cancro e podem também provocar desequilíbrios nas funções do sistema endócrino.
Silicones cíclicos
  • O que são: Os silicones são compostos plásticos orgânicos, que podem estar sob a forma líquida, sólida ou em gel. Na cosmética tem a função de lubrificar para tornar a pele mais macia e suave. Os silicones cíclicos podem aparecer nos rótulos sob a denomição de Cyclotetrasiloxane (D4), Cyclopentasiloxane (D5) e Cyclohexasiloxane (D6).
  • Efeitos na saúde: Os silicones cíclicos estão associados a problemas de infertilidade e doenças cancerígenas. Além dos problema para a saúde humana, os silicones não são biodegradáveis e são bioacumuláveis no meio ambiente.
Óleo mineral
  • O que é: O Óleo mineral é um derivado do petróleo e é utilizado para criar uma capa impermeável na pele, impedindo que a pele expulse do organismo as impurezas. Estes óleos dão uma sensação de hidratação e de suavidade. Estão presentes em cremes, vaselinas e bálsamos labiais.
  • Efeitos na saúde: Como consequência do uso deste óleo poderá haver um aumento da desidratação da pele, envelhecimento e aparecimento de inflamações cutâneas.
Fragâncias artificiais
  • O que são: As fragâncias artificiais são compostos químicos produzidos em laboratórios derivados do petróleo. Encontram-se em perfumes, sabonetes, géis de banho, produtos para o cabelo, entre outros.
  • Efeitos na saúde: Podem causar problemas respiratórios, dores de cabeça, alergias e anormalidades no sistema reprodutivo.
Ftalatos
  • O que são: Os Ftalatos são substâncias que tornam o plástico rígido em plástico mais maleável. São substâncias químicas que possuem várias finalidades, tais como: dar brilho e fixar a cor de esmaltes nos cosméticos; aumentar a durabilidade do cheiro das fragâncias na pele; e permitir que os produtos tenham um aspeto mais cremoso. É muito natural encontrar estes químicos em perfumes, desodorizantes, cremes e lacas para o cabelo.
  • Efeitos na saúde: Os Ftalatos estão associadas a doenças do sistema endócrino.
Corantes sintéticos
  • O que são: Os corantes sintéticos são uma classe de aditivos nocivos para a saúde humana produzidos em laboratório. Estão presentes em vários produtos de cosmética.
  • Efeitos na saúde: Os corantes artificiais podem provocar alergias na pele, problemas respiratórios e outros problemas.
Formaldeído
  • O que é: O Formaldeído é um gás incolor, volátil que é utilizado como conservante. Pode-se encontrar champôs, dentífricos, maquilhagem, géis, vernizes e desodorizantes.
  • Efeitos na saúde: Quando usado, mesmo em pequenas concentrações, pode provocar irritações na pele e sensibilidade alérgica em algumas pessoas.
Sulfatos
  • O que é: Os sulfatos são ingredientes produzidos em laboratório e têm como origem o petróleo e fontes vegetais. São utilizados nos produtos de limpeza, como champôs e géis, devido ao seu poder espumoso e de fácil enxaguamento. É esta substância que vai retirar a sujidade da pele e do cabelo.
  • Efeitos na saúde: Os Sulfatos podem provocar irritação e vermelhidão na pele e olhos.
Álcool/Etanol
  • O que é: O álcool/etanol é um líquido incolor volátil e inflamável. Está presente em vários produtos de cosmética por ser um produto altamente volátil (desaparece após a sua aplicação). É muito utilizado devido às suas caraterísticas antimicrobianas, refrescantes e capacidade de evaporação.
  • Efeitos na saúde:  Quando utilizado com alguma frequência em peles mais sensíveis, pode causar desidratação e irritação na pele.
  • Nota: Existem outras substâncias que incluem álcool combinado com outras substâncias, por exemplo ácidos graxos, que origina ingredientes distintos (por exemplo Cetearyl alcohol). Nestes casos, o efeito prejudicial na pele descrito acima não se aplica.
PEGs
  • O que são: Os PEGs são uma mistura de substâncias químicas derivadas do petróleo que têm como função aumentar a permeabilidade da pele deixando-a desprotegida. Encontram-se normalmente em cremes.
  • Efeitos na saúde: Podem provocar reações alérgicas na pele.
Porque devo juntar-me à comunidade Clean beauty?

Ao aderires à filosofia da Clean beauty, estás a proteger não só a tua pele mas também o teu corpo, visto que muitos ingredientes que se encontram na generalidade dos produtos cosméticos estão ligados a problemas de saúde, como doenças cancerígenas, problemas de infertilidade e desequilíbrios no sistema endócrino, que aparecem a longo prazo devido à exposição excessiva do corpo a estes componentes. Escolhendo produtos Clean beauty, estás a dar à tua pele apenas ingredientes seguros e a prevenir o desenvolvimento de irritações e sensibilidade da pele. Aliás, muitas vezes, a pele sensível é consequência do uso direto de produtos com estes ingredientes agressivos, que causam irritação e vermelhidão na pele.

Como posso ser mais Clean?

Como o movimento Clean beauty ainda está no início, ainda são poucas as marcas que formulam os seus produtos exclusivamente com ingredientes Clean. Por isso, é importante teres um papel ativo e validares a lista de ingredientes dos produtos cosméticos que usas. Podes fazê-lo nos produtos que já tens em tua casa e também nas compras futuras que venhas a realizar.

Para te ajudarmos a seguir a filosofia Clean Beauty, e para que não percas tempo, na Elmee já fizemos esse trabalho por ti – lemos e descodificámos os rótulos de mais de 100 produtos por ti. Se um produto está no nosso website, é porque contém apenas ingredientes seguros para a tua saúde, não tóxicos, e que não são prejudiciais para o teu bem-estar. Neste momento, são estes os 10 ingredientes que excluímos da nossa loja por serem considerados potencialmente tóxicos – álcool, parabenos, silicone, formaldeído, ftalatos, óleo mineral, fragâncias sintéticas e corantes artificiais. Contudo, seguimos atentamente os estudos realizados nesta área e as recomendações dadas por entidades competentes, como a EWG, e poderemos atualizar a lista de ingredientes potencialmente tóxicos à medida que novos estudos são realizados e divulgados.

Junta-te à comunidade de Clean beauty e cuida não só da tua pele mas também do teu corpo!

Referências:

BILAL, Muhammad, IQBAL, Hafiz, MEHMOOD, Shahid (2020) The Beast of Beauty: Environmental and Health Concerns of Toxic Components in Cosmetics, Feature Papers in Cosmetics in 2020. Disponível em https://www.mdpi.com/2079-9284/7/1/13

LASSEN, Carsten, HANSEN, Charlotte, MIKKELSEN, Sonja e outros, (2005) Siloxanes- Consumption, Toxicity and alternatives, Danish Ministry of The Environment. Disponível em https://www2.mst.dk/udgiv/publications/2005/87-7614-756-8/pdf/87-7614-757-6.pdf

MESKO, Marcia, NOVO, Diogo, COSTA, Vanize e outros (2020) Toxic and potentially toxic elements determination in cosmetics used for make-up: A critical review, Analytica Chimica Acta, Volume 1098, Pages 1-26. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0003267019314096

PHAN, Jeannie, KYAW, Khine, TAN, Julia e outros (2021) Are “clean” cosmetic products really clean?  Ehp Environmental Health Perspectives, Disponível em https://ehp.niehs.nih.gov/doi/abs/10.1289/isee.2021.P-479

WANNER, Molly, NATHAN, Neera (2019) Clean cosmetics: The science behind the trend, Harvard Health Publishing. Disponível em https://www.health.harvard.edu/blog/clean-cosmetics-the-science-behind-the-trend-2019030416066

EWG – Environmental Working Group – Know Your Environment. Protect your Health. https://www.ewg.org/

Safe Cosmetics – Campaign for Safe Cosmetics. A project of Breast Cancer Prevention Partners. – https://www.safecosmetics.org/

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA
Voltar atrás